sexta-feira, 9 de março de 2012

ENSINO FUNDAMENTAL E OS DESAFIOS DA LEI N. 11.274/2006 pOR UMA PRÁTICA EDUCATIVA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL QUE RESPEITE OS DIREITOS DA CRIANÇA À APRENDIZAGEM (COMO CHEGAR LÁ?)



O processo de aprendizagem da criança é gradativo, ela como um ser integral que intelectualmente está em constante construção, chega ao Ensino fundamental, muitas vezes limitada a algo novo no que se diz respeito a adaptação de novos conhecimetos. O professor detém o conhecimento e  limita a autonomia do aluno nesta nova fase descobertas.
Além do aluno ter o direito ao acesso a escola, ele também tem o direito a aprender de verdade de maneira consistente e significativa, e não usar as crianças como um ser que está ali sentado na sua cadeira a espera de um conhecimento concreto. Devemos propor uma educação de qualidade a nossas crianças no processo de ensino, e não a Educação Bancária de antigamente, recurso esse que Paulo Freire atacava com firmeza. Nos preocuparmos com o desenvolvimento da criança que chega no Ensino Fundamental é primordial para que ela tenha êxito nos anos seguintes.

E isso também é respeitá-las!

FERREIRO, Emilia. Com todas as letras. São Paulo: Cortez, 2008 (15ª ed.)


(G9) Alinne Marinho, Amanda Ionara, Isabelle Ramalho, Renata Mendes. (7VA)

Um comentário:

  1. Meninas, gostei da excelente reflexão. Para uma educação de qualidade não podemos esquecer o importante papel da professora ou do professor,
    que deve ser preparada/o para as características específicas daquela
    faixa de idade, para as necessidades e potencialidades das crianças que estão presentes naquele nível educacional, dominando a pedagogia adequada para aquela etapa, que obviamente precisa ser muito diferente conforme se trate de bebês ou de crianças maiores.
    Profa Dicla.

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