O processo de aprendizagem da criança é gradativo, ela como um ser integral que intelectualmente está em constante construção, chega ao Ensino fundamental, muitas vezes limitada a algo novo no que se diz respeito a adaptação de novos conhecimetos. O professor detém o conhecimento e limita a autonomia do aluno nesta nova fase descobertas.
Além do aluno ter o direito ao acesso a escola, ele também tem o direito a aprender de verdade de maneira consistente e significativa, e não usar as crianças como um ser que está ali sentado na sua cadeira a espera de um conhecimento concreto. Devemos propor uma educação de qualidade a nossas crianças no processo de ensino, e não a Educação Bancária de antigamente, recurso esse que Paulo Freire atacava com firmeza. Nos preocuparmos com o desenvolvimento da criança que chega no Ensino Fundamental é primordial para que ela tenha êxito nos anos seguintes.
E isso também é respeitá-las!
FERREIRO, Emilia. Com todas as letras. São Paulo: Cortez, 2008 (15ª ed.)
(G9) Alinne Marinho, Amanda Ionara, Isabelle Ramalho, Renata Mendes. (7VA)
Meninas, gostei da excelente reflexão. Para uma educação de qualidade não podemos esquecer o importante papel da professora ou do professor,
ResponderExcluirque deve ser preparada/o para as características específicas daquela
faixa de idade, para as necessidades e potencialidades das crianças que estão presentes naquele nível educacional, dominando a pedagogia adequada para aquela etapa, que obviamente precisa ser muito diferente conforme se trate de bebês ou de crianças maiores.
Profa Dicla.