quarta-feira, 7 de março de 2012

IDEB - Amanhã poderá ser diferente?


As informações analizadas referente aos baixos índices do desenvolvimento da Educação Básica, nos mostra  um grande problema que envolve uma série de questionamentos, quanto ao que é necessário para a mudança desta lamentável situação da educação em nosso país, mais precisamentoàs escolas de nossa cidade.
Ao considerarmos que o professor tem um papel fundamental para a melhoria destes índices, sabendo que não depende apenas do professor, mas toda comunidade escolar, surgem outros questionamentos como: 
Por que não discutirmos uma auto-avaliação coletiva? pois sabemos que não existe um "eu professor", mas que é hora de reagirmos juntos buscando fundamentações em que possamos rever a prática educativa que estamos trabalhando com  nossos alunos. De que forma a família pode ajudar? O estado tem desempenhado seu papel? E os nossos Projetos Pedagógicos estamos pondo em prática? Como a sociedade pode intervir?

Quanto as contribuções  destas informações na disciplina de Estágio Supervisionado no Ensino fundamental, nos faz refletirmos  sobre como poderemos contribuir de maneira que tanto nossa pesquisa como nossa intervenção prática seja motivo de reflexão também para a escola, onde relaizaremos nossas vivências.
Comentário por: Edneide R S Melo, Joseane loiola, Aliene Paiva, Renilda e Mª perpétua, pedagogas em formação pela Universidade Potiguar-UNP Professora: Dicla

Um comentário:

  1. Queridas, a educação brasileira continua, infelizmente, num grande fosso entre o desejável para um país que se quer grande e desenvolvido e a prática do que acontece no chão da escola e os resultados do que se aprende nela. Os números do IDEB mostram pequenos avanços em todos os níveis educacionais.Parece promissor, mas ainda é muito pouco. Grande é o nosso desafio, não é mesmo?
    Profa Dicla.

    ResponderExcluir