Segundo Peter Moss existem quatro tipos de relações estabelecidas entre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental que são:
Preparando a criança para a escola: O papel da Educação Infantil é proporcionar que a criança adquira aptidões para garantir um ingresso no Ensino Fundamental menos brusco.
Impasse:Neste tipo de relação existe uma negação entre os dois segmentos,fazendo com que a transição seja conturbada.
Preparando a escola para a criança: A escola trabalha em equipe para evtar a mudança brusca ou mesmo que seja tranquila.
A visão de um lugar de encontro:O relacionamento existente reconhece as distintas bagagens e o trabalho é colaborativocom o intuito de se contruir novas relações e práticas educativas,necessitando haver a construção de uma cultura comum.
Destacamos que é extremamente necessário uma boa relação entre os dois segmentos e que tanto a criança quanto a escola estejam preparados para a mudança .
(comentário feito por Ana Lúcia,Christinne Janne,Fabiana Jussara e Lígia Januário)
Referências:
CAMPOS,Maria Malta.Ensino Fundamental e os desafios da lei nº.11.274/2006:por uma prática educativa nos anos iniciais do ensino fundamental que respeite os direitos da criança á aprendizagem.
Espaço criado pela turma de Pedagogia do 7º período - PED7 VA para divulgação e troca de experiências sobre as práticas vivenciadas na disciplina Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental, com foco nos processos de ensino-apredizagem, visando desenvolver competências e habilidades específicas de leitura, escrita e cálculo mental de alunos dos primeiros anos do ensino fundamental.
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Olá meninas, muito oportuna as reflexões que fizeram. Observa-se que a educação infantil e o ensino fundamental são freqüentemente separados, mas do ponto de vista da criança não há fragmentação,pois o que acontece é que os adultos e as instituições escolares é que fazem essa diferença, questões como alfabetizar ou não na educação infantil e ensino fundamental continuam atuais.
ResponderExcluirProfa Dicla.