Sobre o ensino da leitura e escrita na pré-escola, Ferreiro (2008) diz que "não se deve ensinar, porém deve-se permitir que a criança aprenda". Na Educação Infantil encontramos algumas pré-escolas que forçam uma alfabetização de crianças muito novas, enquanto outras rejeitam qualquer material escrito, que é entendido como escolarização precoce, privando as crianças mais pobres das experiências de leitura e escrita que não dispõem em seus lares.
Portanto, devemos nos preocupar em possibilitar que a criança tenha contato com situações de leitura e escrita na pré-escola, por exemplo, através de livros de literatura infantil apropriados à faixa etária da criança. Assim, estaremos criando uma oportunidade de a criança aprender.
(Escrito por Ana Patrícia, Eudo José, Flávia Falcão, Francisca Marcela e Lívia Niara).
Bibliografia:
CAMPOS, Maria Malta. Ensino fundamental e os desafios da lei n. 11.274/2006: por uma prática educativa nos anos iniciais do ensino fundamental que respeite os direitos da criança à aprendizagem.
De acordo com o texto citado pelo grupo acima é importante dar o acesso na medida e hora certa, forçar uma situação em que a criança não se sinta apta e avontade, podem trazer severas consequencias em sua aprendizagem.
ResponderExcluirQuando Ferreiro (2008) diz que "não se deve ensinar, porém deve-se permitir que a criança aprenda" na Educação Infantil,deixado a criança bem avontade e respeitando seu tempo,não pulando etapas do seu aprendizado na sua infancia,a autora Emilia ferreiro acrecenta ainda,que Existem diversas coisas para aprender na escola que não depende estritamente da alfabetização. Essas coisa podem ser feitas sem deixar de dar a divida importancia a alfabetização.
ResponderExcluirÉ isso mesmo queridos,a leitura e a escrita devem ser promovidas desde a pre-escola através de práticas pedagógicas específicas e apropriadas ou adequadas que promovam a aquisição e o desenvolvimento de habilidades necessárias à formação do leitor e do escritor.
ResponderExcluirProfa Dicla.