quarta-feira, 14 de março de 2012

O desafio de se alfabetizar letrando

  •  Os desafios de se alfabetizar letrando
Nos dias atuais o professor tem um grande desafio: alfabetizar ao mesmo tempo em que letra os alunos das séries iniciais do ensino fundamental. Não há mais tempo para que a alfabetização e o letramento sejam trabalhados separadamente, é extremamente importante que a criança ou mesmo o adulto que esteja nas séries iniciais apreendam, tomem para si os conteúdos de forma significativa, só assim o trabalho do professor alfabetizador será recompensado.
Para que isto seja possível é preciso que o professor crie estratégias, tenha objetivos e saiba respeitar as características e capacidade de cada um individualmente. Fácil? Ninguém falou que é, mas com certeza é prazeroso e recompensador para o educador que por sua vez precisa entender a importância da alfabetização e o letramento serem trabalhados juntos, paralelamente de forma significativa e estimulante, claro que o professor precisa ter como suporte para si e fazendo o levantamento prévio dos conhecimentos dos alunos o trabalho é facilitado e a partir daí começar a trabalhar com base no que eles já tem conhecimento, que faz parte de suas vidas, afinal é muito mais prazeroso entender um mundo que já conhecemos do que tentar entender algo desconhecido.

Maria Silvana de Medeiros
Sandra Maria                                                                                           
Niara Garcia
Ailane da Silva



2 comentários:

  1. Olá meninas, com essas reflexões pontuadas, atuais, podemos afirmar que não basta apenas ter o domínio do código alfabético, isto é, saber codificar e decodificar um texto: é necessário conhecer a diversidade de textos que percorrem a sociedade, suas funções e as ações necessárias para interpretá-los e produzi-los.
    Profa Dicla.

    ResponderExcluir
  2. Ah, senti falta da indicação bibliográfica, importante para respaldar nosso trabalho.
    Abraços.

    ResponderExcluir