- Os desafios de se alfabetizar letrando
Nos dias atuais o professor tem um grande desafio: alfabetizar ao mesmo tempo em que letra os alunos das séries iniciais do ensino fundamental. Não há mais tempo para que a alfabetização e o letramento sejam trabalhados separadamente, é extremamente importante que a criança ou mesmo o adulto que esteja nas séries iniciais apreendam, tomem para si os conteúdos de forma significativa, só assim o trabalho do professor alfabetizador será recompensado.
Para que isto seja possível é preciso que o professor crie estratégias, tenha objetivos e saiba respeitar as características e capacidade de cada um individualmente. Fácil? Ninguém falou que é, mas com certeza é prazeroso e recompensador para o educador que por sua vez precisa entender a importância da alfabetização e o letramento serem trabalhados juntos, paralelamente de forma significativa e estimulante, claro que o professor precisa ter como suporte para si e fazendo o levantamento prévio dos conhecimentos dos alunos o trabalho é facilitado e a partir daí começar a trabalhar com base no que eles já tem conhecimento, que faz parte de suas vidas, afinal é muito mais prazeroso entender um mundo que já conhecemos do que tentar entender algo desconhecido.
Maria Silvana de Medeiros
Sandra Maria
Niara Garcia
Ailane da Silva
Olá meninas, com essas reflexões pontuadas, atuais, podemos afirmar que não basta apenas ter o domínio do código alfabético, isto é, saber codificar e decodificar um texto: é necessário conhecer a diversidade de textos que percorrem a sociedade, suas funções e as ações necessárias para interpretá-los e produzi-los.
ResponderExcluirProfa Dicla.
Ah, senti falta da indicação bibliográfica, importante para respaldar nosso trabalho.
ResponderExcluirAbraços.