Fazendo uma análise do nosso processo educativo percebemos as inúmeras lacunas existentes. Sair da alfabetização e avançar para a 1ª série significava: "mundo dos meninos grandes", "mundo da responsabilidade", "brinquedo, não mais",... Parece uma visão cruel, mas ainda é a realidade de muitas escolas. Muitos docentes a todo momento lembram aos seus pequenos que no ano seguinte (1ª série) a moleza acabará. O despreparo daqueles, a distância entre os currículos, a falta de material, o ingresso tardio da maioria das crianças, entre outros fatores tornam a entrada no Ensino Fundamental um terror. Para sanar esta triste realidade muitos países, inclusive o Brasil, já adotaram a antecipação do ingresso à escola.
Contudo, de acordo com a Lei nº 11.274/2006 que regulamenta o nosso Ensino Fundamental, a simples antecipação não é suficiente. É necessário que os educadores infantis estejam engajados na luta de preparar o educando para a nova realidade e que o docente das séries iniciais do Ensino Fundamental sejam autores de metodologias que despertem o interesse pelo novo e que absorvam os conhecimentos trazidos pelos pequenos.
A escola por sua vez deve oferecer um ambiente diferenciado, perpetuação de algumas vivências da Educação Infantil, como por exemplo, o brincar e sobretudo, promova a interação entre os professores e currículos dos dois níveis. Esta interação deverá contemplar atividades e momentos que tornem a passagem da Educação Infantil para o Ensino Fundamental harmoniosa.
Postado por: Maria Neuzelides, Geonilda Santos e Karridje Kief
Queridas,excelentes reflexões. De fato, o Ensino Fundamental tem outros ritmos e outra organização pedagógica diferente da Educação Infantil, assim, o conteúdo a ser ensinado no EF para as crianças de cinco e seis anos deve abarcar características próprias destes níveis. As orientações do MEC para o 1º ano prescrevem que este deve ser uma transição e que devem ser respeitadas características da Educação
ResponderExcluirInfantil, caracterizado pelo lúdico e pela brincadeira, considerando que é educativa e constitutiva do humano.
Profa Dicla.