O professor- Pesquisa e Prática
Das diferentes concepções sobre estágio, pode-se entender várias perspectivas, na da pesquisa envolve-se uma ideia de investigação, reflexão e intervenção em toda comunidade escolar; alunos, professores e a sociedade.
Dentre algumas dessas perspectivas relacionaremos duas:
A prática como imitação de modelos
Nesta concepção, tanto o ensino como o aluno, são imutáveis e o estágio se reduz à observar e imitar os professores na sala de aula.
Como instrumentalização Técnica, nesta a atividade do estágio fica reduzida ao "como fazer" não sendo necessário conhecimentos científicos, numa didática operacional e instrumental.
O grande desafio dos cursos de formação , é tirar do papel e pôr em prática as ideias de professor reflexivo e pesquisador, essa proposta tem trazido vários questionamentos, um deles, o qual consideramos importante é: "Que tipo de reflexão tem sido realizada pelos professores?
As respostas decorrem, de estudos, análises e reflexão e as situações do ensinar e aprender.
A proposta é fazer um intercânbio das práticas e teorias vivenciadas pelos profissionais, estruturado nos currículos das instituições e com fundamentos teóricos de suas experiências.
(Comentário por: Edneide Melo,Aline Paiva, Joseane Loiola,Renilda e Mª Perpétua) 7VA-UNP
Pimenta, Selma Garrido.Estágio e docência, Selma Garrido Pimenta, Maria do Socorro Lucena Lima; 5ª ed.São Paulo, cortez, 2010
Queridas,destaco nessa postagem as reflexões realizadas sobre a importãncia do professor ser reflexivo e pesquisador,significando aquele que reflete sobre a sua prática, indaga, assume a sua própria realidade escolar como um objeto de pesquisa, como um objeto de reflexão, enfim um objeto de análise. Essencial, portanto, ao exercício da prática pedagógica.
ResponderExcluir