QUAIS ORIENTACÕES EMILIA FERREIRO (2008). SUGERE AO PROFESSOR ALFABETIZADOR?
A autora sugere que se deve respeitar sempre o ritmo
individual de cada criança e não forçar a alfabetização a crianças muito novas,
a alfabetização deve acontecer da forma mais natural possível, preservando as características
individuais de cada criança. “ Não se deve ensinar a criança, porém deve –se permitir
que ela aprenda. “ (p.38 ). A autora mostra ainda como converter a alfabetização
em “ uma tarefa interessante, que dá lugar a muita reflexão e muita discussão. É
preciso, sem deixar de reconhecer a importância da alfabetização, colocá-la em
perspectiva, no campo da cultura e do conhecimento em geral.
Grupo: Ailane da silva; Maria silvana;Niara garcia e Sandra maria santos.
Bibliografia:
CAMPOS, Maria Malta. Ensino fundamental e os desafios da lei n. 11.274/2006: por uma prática educativa nos anos iniciais do ensino fundamental que respeite os direitos da criança à aprendizagem.
Queridas, bastante pertinentes as reflexões realizadas. De fato, o professor que trabalha a partir das perspctivas teóricas anunciadas por Ferreiro, se tornará um problematizador, ou seja, alguém que propõe desafios, que coloque o alfabetizando na condição de autor. Seu papel é propor atividade onde a escrita apareça como instrumento de interação, pois a aquisição da leitura e escrita ocorre quando é usada de forma real, concreta, não de forma artificial e simulada.
ResponderExcluirProfa Dicla.