domingo, 11 de março de 2012


QUAIS ORIENTACÕES EMILIA FERREIRO (2008). SUGERE AO PROFESSOR ALFABETIZADOR?

A autora sugere que se deve respeitar sempre o ritmo individual de cada criança e não forçar a alfabetização a crianças muito novas, a alfabetização deve acontecer da forma mais natural possível, preservando as características individuais de cada criança. “ Não se deve ensinar a criança, porém deve –se  permitir que ela aprenda. “ (p.38 ).  A autora mostra ainda como converter a alfabetização em “ uma tarefa interessante, que dá lugar a muita reflexão e muita discussão. É preciso, sem deixar de reconhecer a importância da alfabetização, colocá-la em perspectiva, no campo da cultura e do conhecimento em geral.     

Grupo: Ailane da silva; Maria silvana;Niara garcia e Sandra maria santos.




 Bibliografia:

CAMPOS, Maria Malta. Ensino fundamental e os desafios da lei n. 11.274/2006: por uma prática educativa nos anos iniciais do ensino fundamental que respeite os direitos da criança à aprendizagem.











Um comentário:

  1. Queridas, bastante pertinentes as reflexões realizadas. De fato, o professor que trabalha a partir das perspctivas teóricas anunciadas por Ferreiro, se tornará um problematizador, ou seja, alguém que propõe desafios, que coloque o alfabetizando na condição de autor. Seu papel é propor atividade onde a escrita apareça como instrumento de interação, pois a aquisição da leitura e escrita ocorre quando é usada de forma real, concreta, não de forma artificial e simulada.
    Profa Dicla.

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