DESAFIOS
ENCONTRADOSNA INCLUSÃO DE CRIANÇAS DE SEIS ANOS NO ENSINO FUNDAMENTAL
Hoje a escola básica brasileira
encontra-se em uma nova etapa. As mudanças mais recentes, como a expansão da
educação infantil, a inclusão das crianças de seis anos na escola obrigatória,
somam-se a desafios não superados, heranças de tempos passados: as taxas de repetência
mais alta da América Latina; as alfabetizações mal sucedidas de alunos com
acesso à escola, mas sem acesso à aprendizagem; a falta de integração entre a
pré-escola e as primeiras séries; a formação inadequada dos professores; as
condições desiguais de funcionamento das escolas públicas, entre muitas outras.
O papel da educação infantil é
preparar a criança para que esteja pronta a atender os requisitos exigidos pelo
ensino fundamental. A palavra chave é ‘‘prontidão’’, entendida como o ajustamento
da criança as exigências do sistema escolar.
Afinal, a criança que chega agora
com seis anos na escola fundamental é a mesma que até ha pouco estava na
pré-escola ou ainda não tinha sido escolarizada. Suas necessidades e sua fase
de desenvolvimento são as mesmas. Assim como aquela que acabou de completar
sete anos não deixa de ser criança por isso. O direito a aprendizagem, na
primeira e na segunda etapa da educação básica, depende do respeito do direito
de ser criança.
COMPONENTES: Aline Paiva
Erikarla Kariline
Janiara Azevedo
José Carlos
Talita Cláudia
Queridos,
ResponderExcluirOs desafios são muitos, justamente devido à especificidade do atendimento às crianças de seis anos e as expectativas para o 1º ano, evidenciando descompasso entre a lei e os reais desdobramentos na reorganização das escolas.
Profa Dicla.