quinta-feira, 26 de abril de 2012

DESAFIOS ENCONTRADOSNA INCLUSÃO DE CRIANÇAS DE SEIS ANOS NO ENSINO FUNDAMENTAL


DESAFIOS ENCONTRADOSNA INCLUSÃO DE CRIANÇAS DE SEIS ANOS NO ENSINO FUNDAMENTAL

Hoje a escola básica brasileira encontra-se em uma nova etapa. As mudanças mais recentes, como a expansão da educação infantil, a inclusão das crianças de seis anos na escola obrigatória, somam-se a desafios não superados, heranças de tempos passados: as taxas de repetência mais alta da América Latina; as alfabetizações mal sucedidas de alunos com acesso à escola, mas sem acesso à aprendizagem; a falta de integração entre a pré-escola e as primeiras séries; a formação inadequada dos professores; as condições desiguais de funcionamento das escolas públicas, entre muitas outras.
O papel da educação infantil é preparar a criança para que esteja pronta a atender os requisitos exigidos pelo ensino fundamental. A palavra chave é ‘‘prontidão’’, entendida como o ajustamento da criança as exigências do sistema escolar.
Afinal, a criança que chega agora com seis anos na escola fundamental é a mesma que até ha pouco estava na pré-escola ou ainda não tinha sido escolarizada. Suas necessidades e sua fase de desenvolvimento são as mesmas. Assim como aquela que acabou de completar sete anos não deixa de ser criança por isso. O direito a aprendizagem, na primeira e na segunda etapa da educação básica, depende do respeito do direito de ser criança.

COMPONENTES: Aline Paiva
                           Erikarla Kariline
                           Janiara Azevedo
                           José Carlos
                           Talita Cláudia 

 

Um comentário:

  1. Queridos,
    Os desafios são muitos, justamente devido à especificidade do atendimento às crianças de seis anos e as expectativas para o 1º ano, evidenciando descompasso entre a lei e os reais desdobramentos na reorganização das escolas.
    Profa Dicla.

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