Atualmente, o ensino passa
por um momento complicado, pois a criança ou o adulto, em sua maioria, é
alfabetizado, mas não é letrado. Ela lê o que está escrito, mas não consegue
compreender, interpretar o que leu e isso faz deste indivíduo, alguém com muitas
limitações, pois se ele não interpreta ou compreende corretamente, ele terá
problemas em todas as disciplinas que fazem parte do seu currículo escolar.
O professor tem um primordial papel no
sentido de transformar esta pessoa alfabetizada, em uma pessoa letrada e isso
se dá através de incentivos variados, Podem ser usados materiais mais
convencionais como livros, revistas, jornais, entre outros.
Um
dos principais desafios pedagógicos a serem enfrentados pela escola é garantir que todos os educandos se alfabetizem na
etapa adequada e que desenvolvam suas habilidades de leitura e
escrita ao longo de toda a educação básica.
A linguagem tende a reconhecer que o processo de
letramento está associado tanto a construção
do discurso oral como discurso escrito. As grandes partes das crianças, desde
pequenos, estão em contato com a linguagem escrita por meio de diferentes
textos, como livros, jornais, embalagens, cartazes, etc., iniciando-se no conhecimento desde antes mesmo de
ingressarem na instituição educativa. Sendo assim, elas começam a aprender a partir de informações do seu cotidiano.
Postado por: Bruna Rafaela, Kaliana Moreira, Sarah Karoline e Suerlânia Araújo
Meninas,
ResponderExcluirO professor alfabetizador, precisa permear a alfabetização com o letramento e ter uma prática comprometida não só em relação à formação dos educandos, mas, principalmente, com a sua formação enquanto profissional da educação.
Abraços,
Profa Dicla.