sexta-feira, 27 de abril de 2012

Leitura & Escrita...como fazer?


Em relação ao aprendizado da leitura e da escrita, temos observado que os métodos tradicionais de alfabetização vêm, ainda, insistindo em querer ensinar essa competência, de forma imposta, a partir da verbalização, treino visual e motor, e da relação existente entre a escrita alfabética e os aspectos sonoros da fala. Percebemos de que essa relação é ensinada por meio do ensino descontextualizado e mecânico, a ligação entre as letras e os fonemas, como se essa relação fosse aprendida passivamente, e não o resultado de uma construção real em interação com a linguagem escrita. Alfabetizar, aqui, significa conhecer os princípios do sistema alfabético. Letramento é o uso em práticas sociais de leitura e escrita. Os dois pólos são importantes, os dois precisam ser considerados no processo de ensino-aprendizagem da língua escrita, cada qual com sua potencialidade. É fundamental juntar várias fragmentações, desenvolver diferentes habilidades, para que a criança torne-se competente na leitura e na escrita. Como a criança entra em contato com o universo da escrita? Existem muitas maneiras. Algumas já entram em contato em casa mesmo e vão descobrindo as combinações e as relações entre grafemas e fonemas. Outras, no entanto, só terão este contato na escola. São situações bem diferentes. E qual a melhor forma de apresentar o sistema escrito? Existirá uma resposta para esta pergunta?

2 comentários:

  1. Oi Letícia, bastante pertinente sua reflexão. Quanto a sua pergunta, podemos afilmar que sim, através dos estudos teóricos na área da leitura e escrita é possível afirmar que a melhor forma de ensinar a ler e escrever, comforme Soares, é alfabetizar letrando, ou seja, orientar a criança para que aprenda a ler e a escrever levando-a a conviver com práticas reais de leitura e de escrita: substituindo as tradicionais e artificiais cartilhas por livros, por revistas, por jornais, enfim, pelo material de leitura que circula na escola e na sociedade, e criando situações que tornem necessárias e significativas práticas de produção de textos.
    Abraços,
    Profa Dicla.

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  2. Oi Letícia, bastante pertinente sua reflexão. Quanto a sua pergunta, podemos afilmar que sim, através dos estudos teóricos na área da leitura e escrita é possível afirmar que a melhor forma de ensinar a ler e escrever, comforme Soares, é alfabetizar letrando, ou seja, orientar a criança para que aprenda a ler e a escrever levando-a a conviver com práticas reais de leitura e de escrita: substituindo as tradicionais e artificiais cartilhas por livros, por revistas, por jornais, enfim, pelo material de leitura que circula na escola e na sociedade, e criando situações que tornem necessárias e significativas práticas de produção de textos.
    Abraços,
    Profa Dicla.

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