quinta-feira, 26 de abril de 2012

Alfabetização e Letramento


Atualmente, o ensino passa por um momento complicado, pois a criança ou o adulto, em sua maioria, é alfabetizado, mas não é letrado. Ela lê o que está escrito, mas não consegue compreender, interpretar o que leu e isso faz deste indivíduo, alguém com muitas limitações, pois se ele não interpreta ou compreende corretamente, ele terá problemas em todas as disciplinas que fazem parte do seu currículo escolar.
        O professor tem um primordial papel no sentido de transformar esta pessoa alfabetizada, em uma pessoa letrada e isso se dá através de incentivos variados, Podem ser usados materiais mais convencionais como livros, revistas, jornais, entre outros.
Um dos principais desafios pedagógicos a serem enfrentados pela escola é garantir que todos os educandos se alfabetizem na etapa adequada e que desenvolvam suas habilidades de leitura e escrita ao longo de toda a educação básica.  
A linguagem tende a reconhecer que o processo de letramento está associado tanto a construção do discurso oral como discurso escrito. As grandes partes das crianças, desde pequenos, estão em contato com a linguagem escrita por meio de diferentes textos, como livros, jornais, embalagens, cartazes, etc., iniciando-se no conhecimento desde antes mesmo de ingressarem na instituição educativa. Sendo assim, elas começam a aprender a partir de informações do seu cotidiano.  

Postado por: Bruna Rafaela, Kaliana Moreira, Sarah Karoline e Suerlânia Araújo

Um comentário:

  1. Meninas,
    O professor alfabetizador, precisa permear a alfabetização com o letramento e ter uma prática comprometida não só em relação à formação dos educandos, mas, principalmente, com a sua formação enquanto profissional da educação.
    Abraços,
    Profa Dicla.

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