Tempos atrás para ser considerado um sujeito alfabetizado
era suficiente saber assinar o próprio nome. Depois de longos estudos foi percebido que era insuficiente assinar o próprio
nome ou escrever bilhetes. Diante dessa insuficiência o termo LETRAMENTO foi
associado a ser alfabetizado.
Alfabetização e Letramento é muito alem da aquisição da
linguagem escrita (codificar e decodificar) tornando a escrita própria e
totalmente conhecida. A escola tem um papel importantíssimo na formação de
pessoas alfabetizadas e letradas. Ela deve proporcionar vivencias de
letramento, situações que mostram o uso social da leitura e da escrita.
(Escrito por Daniele Miranda,Maria de Faátima, Gislaine Clementino e Vanessa Caroline).
Referências:
Texto "Alfabetização e
Letramento: O ensino e aprendizagem da linguagem e escrita em classes do
primeirro ano do ensino fundamental", das autoras Sara Mourão Monteiro e Mônica
Correia Baptista.
Queridas, muito oportuna a reflexão que fizeram. Necessário se faz compreender que alfabetizar não é letrar, e letrar não é alfabetizar, haja vista que a alfabetização é o processo sistemático de aquisição do sistema alfabético e o letramento refere-se às práticas sociais de leitura e escrita nos diferentes contextos e com finalidades específicas. Afinal, numa sociedade letrada não basta apenas aprender a ler e a escrever, é preciso praticar socialmente a leitura e a escrita, compreendendo as finalidades decorrentes nos diversos contextos de letramento.
ResponderExcluirProfa Dicla.